quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cigarro prejudica a cicatrização após a cirurgia plástica




Que o cigarro faz mal a saúde isso todo mundo já sabe, mas a maioria não está ciente que os seus malefícios no organismo pode estender e interferir até nas intervenções cirúrgicas.

Os fumantes que submetem a uma cirurgia correm risco de sofrer complicações durante e após a recuperação. Isso porque o cigarro interfere na oxigenação do corpo pelo sangue, na distribuição dos nutrientes que são essenciais para a regeneração da pele e dos tecidos. Sem contar que pode comprometer o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, dos pulmões e das condições cardiorrespiratórias.

Cicatrização X Cigarro

O cigarro pode prejudicar o processo de cicatrização, acarretando necrose da pele, infecção, rompimento de sutura, manchas, queloides, tromboembolismo, entre outros. Além disso, o paciente pode ficar vulnerável á anestesia durante a cirurgia.

Para que a cicatrização seja um sucesso, o sangue necessita de uma boa irrigação. O cigarro deve ser evitado para que não comprometa o transporte de nutrientes pelo sangue, que tem como função restabelecer o organismo após a cirurgia.

Quanto tempo antes da cirurgia plástica devo parar de fumar?

Assim que a sua cirurgia for marcada o cigarro deve ser evitado. Quanto maior e extensa for à cirurgia maior será o tempo indicado para o paciente não fumar. Por exemplo, quando for realizado os procedimentos mais simples o cigarro deve ser suspenso um mês antes e as mais complexas no mínimo seis meses.

No caso de abdominoplastia, onde ocorre um deslocamento e reposicionamento da pele, se o paciente não seguir a recomendação médica ele pode sofrer sangramentos locais e rupturas drásticas dos pontos na região.

É importante que não esconda do cirurgião plástico que você é fumante. Afinal, é a sua vida que vai estar em jogo!

Atualmente existem diversos métodos que auxiliam os dependentes de nicotina a parar de fumar, desde adesivos e medicamentos que diminuem as crises de abstinência até grupos de apoio. Procure ajuda!

Fonte- Cirurgião Plástico Fábio Malzone (CRM – 63974).

Nenhum comentário:

Postar um comentário