segunda-feira, 20 de julho de 2015

5 cuidados contra erros no preenchimento facial

Acabar com as marcas da idade tem um preço que pode custar muito caro se você não tomar os devidos cuidados na hora de fazer um preenchimento facial ou o botox. As aplicações normalmente duram cerca de trinta minutos e os resultados podem ser percebidos já na primeira aplicação: apagam as rugas e sulcos, dão mais firmeza para as maçãs do rosto e devolvem o volume dos lábios. Mas para garantir que esses resultados durem é necessário ter um cuidado redobrado para evitar o inchaço, inflamações e até a perda da expressão facial.

Segundo o cirurgião plástico Fábio Malzone (CRM-63974), o preenchimento facial é indicado para remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios e oferecer volume para regiões alteradas com o processo de envelhecimento. “É um tratamento exclusivamente médico e consiste na colocação de implantes intradérmicos por meio de microagulhas. Essas substâncias preenchem o espaço vazio, além de estimular a produção de colágeno. Acabam sendo reabsorvidos no espaço de até um ano no caso do ácido hialurônico”, explica.

O procedimento é realizado por um médico em consultório. Inicialmente aplica-se uma pomada anestésica no local ou faz-se um bloqueio anestésico intradérmico injetável para que seja feita a aplicação das agulhas na camada dérmica. “A substância mais utilizada para os preenchimentos é o ácido hialurônico sintético, que é muito similar ao ácido hialurônico presente no corpo humano, o responsável pela hidratação da pele”, revela Malzone.

Vale ressaltar que como todo procedimento médico, cada tratamento tem sua indicação adequada e, quando necessário, deve ser combinado com outras técnicas. “A aplicação de preenchimento é indicada somente para o tratamento das rugas estáticas, ou seja, aquelas rugas visíveis no repouso. Também está indicado para aumento de volume e contorno facial”, alerta o cirurgião plástico.

Jogo dos 5 erros

O cirurgião plástico Fábio Malzone alerta para os principais erros cometidos por quem faz preenchimento:

1. Nada de excessos
Alguns pacientes se empolgam tanto com o resultado do preenchimento que acabam exagerando nas aplicações, o que pode implicar na perda do contorno dos lábios ou então que eles permaneçam inchados demais. “O médico deve orientar a paciente no número de aplicações a ser feito para evitar esses tipos de erros que o preenchimento em excesso pode causar”, diz Fábio.

2. Pequenas doses
O ideal é fazer pequenas doses e fracionar as sessões para que o preenchimento tenha um resultado esperado. “Fazendo o procedimento aos poucos, fica mais fácil notar e controlar os excessos. Com o fim do inchaço é possível perceber quais são os pontos que precisam de uma dose extra,”, aponta o médico.

3. Atenção na hora de escolher o produto
A diferença do ácido hialurônico para os preenchedores de PMMA (polimetilmetacrilato) está na duração. O hialurônico tem duração de aproximadamente de seis a 18 meses, já o PMMA faz parte da lista dos preenchedores definitivos e também não são absorvidos.  Consulte seu médico antes de optar por qualquer preenchedor. No caso do PMMA ele pode até ser removido por meio de cirurgia plástica, mas nunca será removido por completo.

4. Cuide dos hematomas
A aplicação pode causar alguns hematomas, pois as agulhas podem machucar algum vaso sanguíneo. Para evitar esse problema e acelerar a recuperação, Fábio recomenda colocar gelo na região do hematoma. “O gelo pode ajudar na reabsorção do hematoma, ou converse com seu médico para que ele recomende uma pomada”, aconselha.

5. Não abuse
Quem faz o preenchimento pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar logo após a aplicação. Mas para que o resultado seja positivo, é preciso tomar alguns cuidados:

-Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação

-Caso haja hematoma, deve-se evitar o sol

-Use filtro solar regularmente


Fonte - Cirurgião Plástico Fábio Malzone (CRM – 63974).

Um comentário:

  1. Prezado Dr. Fábio,
    Imagine um livro abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa e direcionado ao público leigo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e despertar novos pacientes, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
    Somos uma Editora e desenvolvemos todo conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, aplicando 41 anos de experiência.
    Vale lembrar que empresas voltadas para a sua área poderão patrocinar integralmente iniciativas institucionais deste tipo.
    Posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos para médicos, preferencialmente por WhatsApp.
    Fazemos também textos para redes sociais ou qualquer outra finalidade.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849
    www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    ResponderExcluir