segunda-feira, 27 de abril de 2015

Equilíbrio Mente e Corpo


Não há como negar a importância da representação do corpo na mente humana. É baseada nela que acontecem as relações, a produção cognitiva e emocional. Através de modificações corporais, os sentimentos também vão se modificando e alterando comportamentos.
A cirurgia plástica estética coloca-se como um instrumento de transformação do corpo e também da sua representação mental. O ato cirúrgico acaba solucionando e trazendo alívio para um psiquismo inconformado.

É possível entender que o homem é um conjunto, no qual corpo, sentimentos, pensamentos, cognição e comportamentos atuam juntos interdependentemente. O homem criou formas de manter a harmonia desse conjunto, mesmo que para isso haja um pouco de sacrifício, de dor e dedicação.
Assim, podemos entender que a natureza pode determinar o corpo e suas modificações ao longo do tempo, repercutindo no emocional e, consequentemente, nas relações do indivíduo. Mas apesar deste poder, o ser humano conseguiu encontrar uma forma de atenuar essas transformações e de corrigir os resultados deixados pelas marcas do tempo e de apaziguar mente e corpo.


O homem, devido a sua insatisfação de suas condições, descobre como obter mais controle sobre si mesmo, como dominar mais seu corpo e sua mente, como adequá-los aos movimentos sociais e seus padrões vigentes. Questionamo-nos, isso é positivo ou negativo? Não há lado para escolher, mas podemos compreender que nada é totalmente bom ou ruim, depende da situação, da frequência e da intensidade com que acontece. Constatamos que a cirurgia plástica estética melhorou as  vidas de muitas mulheres, sanou a deformidade física, melhorou as relações interpessoais e sexuais, aumentou a autoestima e estimulou a harmonia interna (mente-corpo).

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Psicologia e Cirurgia Plástica

Quando a busca pela beleza pode causar problemas

Vivemos em um mundo que cultiva a aparência física como um atributo desejável por todos os que têm ou almejam ter sucesso. Nunca se viu uma procura tão grande por técnicas que nos façam melhorar nossa aparência física: academias de ginástica, clínicas de estética, cabeleireiros e claro, cirurgiões plásticos.

A própria cirurgia plástica sofreu um avanço considerável nas últimas décadas, tendo em mãos hoje técnicas que deixam o mínimo possível de cicatrizes aparentes e cujos resultados podem ser visualizados antecipadamente com precisão. Tal segurança, aliada ainda a popularização e com preços acessíveis, angaria uma legião de pessoas: mulheres e, especialmente hoje, homens que buscam a cirurgia plástica como um modo de melhorar a aparência física.

Um psicólogo se perguntaria que tipo de motivação leva uma pessoa comum a procurar tal serviço, e, quais as consequências desse serviço sobre o comportamento da pessoa?
A motivação parece ser óbvia: a pessoa quer se tornar mais bonita, se sentir melhor ela mesma... O que não é problema nenhum, não é mesmo?

Mas e se por acaso, esta pessoa pensa que, se tornar bonita é o único meio que ela vê para conseguir atenção no seu meio social? E se ela pensa que parentes, amigos, namorados ou namoradas, irão gostar mais dela por agora ter uma aparência diferente? Daí teremos uma motivação para cirurgia plástica ligada a uma possível baixa na auto estima, que advém possivelmente da falta de algumas habilidades sociais que dariam a esta pessoa destaque no seu ambiente social e que não necessariamente estão ligadas a aparência: um bom papo, colocar suas ideias e opiniões, \" ter personalidade\", ter a capacidade de seduzir ou de cortejar aqueles que lhe atraem. Todos concordam que, uma pessoa bonita, mas que não sabe conversar, interagir com os outros e é inconveniente, não vai se dar bem socialmente, por mais bonita que seja.

Outro exemplo também ligado a esta motivação é o que pode ocorrer nos casamentos: cirurgia plástica como \"bote salva vidas\" na fantasia de um ou dois cônjuges. Após problemas, desgaste, rotina, stress, a relação pode não ter ficado tão mais prazerosa como era antes, e, com o envelhecimento, podem surgir fantasias de que um dos cônjuges pode ser trocado por uma pessoa mais nova. Então a cirurgia pode ser vista como um meio de salvar ou dar vida nova à relação. Caso isso não aconteça a frustração será grande, também revertendo em problemas para o médico cirurgião, que com certeza será culpado por não ter proporcionado o resultado esperado pelo paciente, e que na verdade era um resultado que ia além do resultado estético. É bom que explique desde o início, muitos cirurgiões se preocupam em avisar aos seus pacientes que esse resultado que vai além da estética, pode não ser alcançado e que isso é trabalho para um profissional de Psicologia. Mas mesmo assim o paciente pode não dar ouvidos, ou procurar outro cirurgião não tão preocupado com estas questões.

A mídia é um grande meio motivador para a procura de cirurgia plástica. Os meios de comunicação constantemente, através de propagandas, novelas, revistas e mídias sociais, etc. Associam beleza física a status, sucesso, popularidade. Então desde pequenos, aprendemos que certos tipos de padrão de beleza são os corretos e são os que devem ser buscados e consumidos. É interessante notar que o padrão de beleza propagados não se encaixa num padrão de beleza natural: musculatura definida e abundante, seios grandes e firmes, pele lisa e sem nenhum defeito. Todos estes padrões necessitam de serviços para poderem ser adquiridos: ou seja, são bens de consumo tanto quanto um pãozinho francês.
A busca por tal aparência estética "não natural", acarretará a não aceitação da nossa própria aparência natural. Se eu não reproduzo os padrões considerados corretos, então eu não vou produzir consequências desejadas por mim no meu meio ambiente: não serei aceita, ser desejado, não serei popular, não aparecerei como indivíduo no meu grupo social (muitas dessas coisas podem ser apenas fantasias). A consequência desse tipo de atitude é não saber quem você é, buscar valores não pessoais e naturais como referência para se sentir digno e importante, desvalorizar-se, não ter personalidade e não valorizar as próprias conquistas.

Por outro lado, a cirurgia plástica pode ser extremamente benéfica para pessoas que não dependam unicamente dela para se sentirem mais felizes, e com isso não fantasiarão resultados que não se concretizarão posteriormente. Pessoas com habilidades sociais estabelecidas: que sabe conversar, se destacar no seu grupo social, sabe ser desejada, tem consciência do seu valor e do que pode fazer, com certeza irá curtir a nova aparência muito mais plenamente e de forma mais saudável. Aqui a cirurgia irá unicamente somar aos dividendos sociais e pessoais. Um casal que sabe negociar, superar diferenças e reinventar a relação dia após dia, terá na cirurgia plástica algo mais para adicionar no seu convívio, vida sexual e social. Uma pessoa que aceita a si mesma, sabe buscar seus valores na sua própria experiência, se sente digno e importante, terá na cirurgia um grande complemento dessas conquistas.

O Papel da aliança multidisciplinar entre o Psicólogo e o Cirurgião Plástico, visa esta última realidade:


Proporcionar uma satisfação completa ao indivíduo. Ao psicólogo cabe auxiliar o indivíduo a melhorar sua auto estima, habilidades sociais, conhecer a si mesmo e suas reais motivações, colocar o pé no chão quanto as suas expectativas e auxiliar a pessoa a se aceitar e se sentir bem como ser humano acima de tudo. Ao cirurgião cabe dar a forma final, estética e que proporciona ao indivíduo uma potencialização dos seus ganhos pessoais.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dicas alimentares para uma ótima saúde e peso adequado



Independentemente do seu peso atual e estado de saúde, sei que há certos princípios básicos de saúde ótima e peso saudável, que permaneceram sempre verdades. As seguintes diretrizes formam a base de uma vida longa e saudável, e como um efeito colateral, automaticamente ajudarão você a atingir o seu peso ideal, seja ele qual for.

1.  Ter uma dieta saudável que consiste principalmente em alimentos frescos, inteiros, de preferência orgânicos e cultivados localmente. Faça deles, pelo menos, um terço da sua dieta.

2.  Limitar ou eliminar o açúcar, especialmente frutose e grãos de sua dieta, a fim de otimizar a sua insulina e os níveis de leptina.

3.  Beba muita água.

4.  Administre seu estresse.

5.  Implementar um programa de condicionamento regular , que inclui uma grande variedade de exercícios, incluindo: treinamento de alta intensidade, aeróbica convencionais, o treinamento de força, exercícios de núcleo e alongamento.

6.  Otimize seus níveis de vitamina D , de preferência através de exposição ao sol, ou usando uma cama de bronzeamento seguro, durante todo o ano.

7.  Limite a sua exposição a toxinas.

8.  Consumir gorduras saudáveis, que incluem as gorduras saturadas e gordura ômega-3 de origem animal.

9.  Começar a abundância do sono.


Lembre-se, levando um senso comum, estilo de vida saudável é a melhor opção para a produção de um corpo e mente saudáveis e aumentar a sua longevidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que é mais importante: dieta ou exercício?


Se você pudesse escolher entre a dieta ou exercício? A dieta, na verdade, tem muito mais influência sobre o desenvolvimento de sua massa corporal magra ideal e saúde em geral do que o exercício. É responsável por cerca de 80 por cento dos benefícios de saúde derivados de um estilo de vida saudável, mas é claro que ambos são necessários para uma saúde ótima. Infelizmente, muitos ficam confusos sobre o assunto e acreditam que, enquanto nós estamos nos exercitando adequadamente, não temos que ter muito cuidado com as suas escolhas alimentares.Isso simplesmente não é verdade.Se você quer perder peso, o primeiro ponto de ação deve ser o de reduzir ou eliminar todas as formas de açúcar de sua dieta, especialmente a frutose e de uma forma drástica. A frutose é um dos principais contribuintes para:•  A resistência à insulina e obesidade•  Pressão arterial elevada•  Níveis elevados de triglicerídeos e LDL elevado•  A depleção de vitaminas e minerais•  A doença cardiovascular, doença hepática, câncer, artrite e até mesmo gotaVocê também vai querer cortar a maioria dos grãos, incluindo os orgânicos, já que eles se quebram em açúcar em seu corpo. A maneira mais fácil de evitar tanto frutose e grãos é parar de comprar alimentos processados e se concentrar em uma dieta de alimentos inteiros frescos, preparados a partir do zero.